Páginas

20 de dezembro de 2013

Quanto tempo leva...

Quanto tempo leva...

Quanto tempo leva para encontrar algo que gosta de fazer ?
Quanto tempo leva para alcançar um sonho ?
Quanto leva para correr 5...10...15...21...42...56km ?
Quanto tempo leva para entender que o tempo nem sempre é o mais importante ?
Quando a gente toma a decisão de entrar no mundo do esporte, aqui no caso posso citar a corrida ou o triatlo, uma das primeiras coisas que vem a mente é: “em quanto tempo vou fazer determinada distância?”...legal, bacana preocupar-se com o tempo, manter  o controle do ritmo e tudo  mais...mas pra mim, ainda e ainda bem...o tempo não é o fator mais importante numa prova!
Primeiramente o que me interessa é concluir...vencer a etapa...não importa o que diz o relógio... “ahhhh mas então se você for a última ou se fizer um tempo ruim está tudo bem”... Sim...está tudo bem, eu cheguei!!! Isso já vale muito se considerarmos a quantidade de pessoas sedentárias que existem no mundo, isso já me coloca alguns passos a frente...se eu não gostei do meu tempo, tenho algumas opções para lidar com isso...me conformar e tudo bem...ter o direito de achar q fiz um tempo ruim e treinar especificamente para melhorar esse tempo...e tudo bem também...o grande problema é quando essas decisões não estão “tudo bem” e eu sofro, me amarguro e deixo de curtir o grande lance que o esporte me trouxe...que é a qualidade de vida, a diversão, a oportunidade dentro muitos que não a tem...e claro...os amigos. Aqui fica uma ressalva, que assim como o tempo é uma questão interessante...nos esportes individuais, muitas vezes treinamos sozinhos...e a na prova é igual, mal olhamos ou conversamos com a pessoa que está ao nosso lado, a não ser para tentar ultrapassa-la, ela se torna uma adversária, para alguns um “inimigo a ser abatido”...poucos são os que fazem amigos numa corrida, ou durante uma prova de triatlo. Eu tive a grande sorte de fazer alguns, e muitos bons amigos em provas...alguns adicionando via facebook para procuramos fotos de provas, mas que depois fiz questão de conhecer pessoalmente...e sem dúvida a galera do SOLOMAN, que além de ser um pessoal extremamente do bem, encaram o esporte com outros olhos, para mim, os olhos que todos nós deveríamos enxergar através deles...o FAIRPLAY, o AMOR ao esporte...acompanhei todo o SOLOMAN 226 e participei do SOLOMAN 113 e posso dizer com muito orgulho que ali conheci pessoas e fiz amizades que desde que comecei nas corridas em 2002, nunca havia feito!!!

Ví esses caras completarem o SOLOMAN todinho, sem chip, sem a preocupação de quem chegou primeiro, por último, uma das coisas mais belas que já vi...todos campeões, todos vitoriosos!!!
E a galera que não completou ? Por um motivo ou outro...que só cabe a eles...pra mim são vitoriosos também, pois tiveram a coragem de encarar esse desafio, de chegar até lá e de no momento de decisão, optar por não terminar a prova...cada um conhece até onde deve chegar e  muitas vezes desistir não é uma má opção...existem tantas e outras tantas vezes de tentar!!! Assim é no esporte e assim também é na vida!!!

Na minha ainda pequena carreira de atleta AMADORA sempre optei por não fazer todas as provas que aparecem pela frente, prefiro traçar algumas metas para o meu ano, normalmente uma para o primeiro e uma para o segundo semestre...uso uma ou duas outras menores, na própria cidade como controle. Prefiro a opção de me organizar devidamente para elas...mas as  vezes os imprevistos podem acontecer, a grana pode faltar, um compromisso pode aparecer, uma lesão, não ter treinado o suficiente...e aí ? Aí o tempo também tem que ser um aliado...e não um adversário...não posso deixar ele me paralisar e nem mesmo me abater...não deu...não deu...vamos lá que tem mais um monte de dias pela frente, se tenho outra meta, “borá” alcançar!!!

Como disse acima, sou atleta amadora, treino e vou às provas porque tenho sonhos e porque amo isso, mas não recebo salário, patrocínio e nem equipamentos... a minha recompensa é toda intrínseca e é somente a mim que quero apresentar meus resultados! Se baixo meu tempo, 1 min, 10 segundos, 5 segundos...ou se não baixo, se ele aumenta...isso teve um motivo pra acontecer e mais uma vez repito, não é isso que vai me paralisar e nem me martirizar...nem sempre é preciso baixar tempos...quanto tempo levei para entender isso ?

Aprendi que as melhorias sempre vem...mas que preciso ter paciência, sai da estaca zero e estou no meio do caminho para atingir a minha meta, isso é motivo para comemorar!!!

E agora, em tempos de festas, férias de planilha... quero curtir outras vibes, nadar sem marcar os tempos dos tiros, correr no mato sem calcular distância, fazer mountain bike e até mesmo uma caminhada curtindo um solzinho ou uma brisa gostosa! Relógio...férias pra ele!